TIRANDO AS MÁSCARAS

por Moises Sampaio

significado: Aquele que demonstra hipocrisia, qualidade do hipócrita , ação contrária àquilo que o agente prega, acredita ou pensa. 

Sinônimos: Fingimento, dissimulação falsidadeField Picture

O que significa a palavra hipócrita?

A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças , virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos. Na antiquidade os atores usavam máscaras (alegria e tristesa) quando atuavam. Os hipócritas são mascarados.

 fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipocrisia

 Vamos ver como a hipocrisia se apresenta na Bíblia. Ao começar a ler, inevitavelmente você identificará um ou outro em meio à igreja.

 

1. DEIXA AS PESSOAS FAMINTAS DE DEUS

(IS 32:6) - Porque o vil fala obscenidade, e o seu coração pratica a iniqüidade, para usar hipocrisia, e para proferir mentiras contra o SENHOR, para deixar vazia a alma do faminto, e fazer com que o sedento venha a ter falta de bebida.

 O hipócrita se alimenta da glória pessoal, muitas vezes para conseguir o prestigio que deseja, precisa bajular e dizer sim para a injustiça. Um ato injusto é como uma pedra atirada em um lago, suas ondas de consequências atingem lugares e pessoas que não imaginamos. Por não ter o que dar da parte de Deus, deixa as pessoas famintas e decepcionadas.

2. TEM A APARÊNCIA DE JUSTO

 (MT 23:28) - Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.

 Eles se vestem da mesma roupagem do justo, aprendem os mesmos traços característicos e mesmo não possuindo,  apresentam uma defesa impar da moralidade e da ética.

3. JESUS ADVERTE SEUS DISCIPULOS QUANTO À HIPOCRISIA

 (LC 12:1) - AJUNTANDO-SE entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.

 

4. TEM SUA MENTE CAUTERIZADA

 (1TM 4:2) - Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;

 Um hipócrita não nasce assim, ele é desenvolvido. Começa com "pequenos" pecados que são submetidos ao perdão de Deus. Depois vem reincidências e mais pedidos de perdão. Até que vira um hábito e necessita ser escondido pela máscara da ensenação. Se você perguntar para um hipócrita se ele vai para o céu, ele lembrará de seus erros e pedidos de perdão e responderá que sim. Quando não, visando se beneficiar de uma posição privilegiada (posição junto ao pastor e ministério da igreja, influência e prestígio) faz de tudo: bajula, faz vistas grossas para a verdade e exalta o que não é bíblico ou, quando pode, suborna com presentes e elogios falsos.

5. SUA ESPERANÇA PERECERÁ

 (JÓ 8:13) - Assim são as veredas de todos quantos se esquecem de Deus; e a esperança do hipócrita perecerá.

 

6. NÃO SERÁ SALVO

 (JÓ 13:16) - Também ele será a minha salvação; porém o hipócrita não virá perante ele.

 

7. NÃO HAVERÁ SUCESSO PARA SEUS INTENTOS

 (JÓ 15:34) - Porque a congregação dos hipócritas se fará estéril, e o fogo consumirá as tendas do suborno.

 

8. SUA ALEGRIA É PASSAGEIRA

 (JÓ 20:5) - O júbilo dos ímpios é breve, e a alegria dos hipócritas momentânea?

 

9. NÃO HAVERÁ ESPERANÇA NA MORTE

 (JÓ 27:8) - Porque qual será a esperança do hipócrita, havendo sido avaro, quando Deus lhe arrancar a sua alma?

 

10. SE LEVANTAM CONTRA OS SERVOS DE DEUS

 (SL 35:16) - Com hipócritas zombadores nas festas, rangiam os dentes contra mim.

 

11. DESTROI COM SUA BOCA O PRÓXIMO

 (PV 11:9) - O hipócrita com a boca destrói o seu próximo, mas os justos se libertam pelo conhecimento.

 

12. CONTAGIA TODA UMA NAÇÃO

 (IS 9:17) - Por isso o Senhor não se regozija nos seus jovens, e não se compadecerá dos seus órfãos e das suas viúvas, porque todos eles são hipócritas e malfazejos, e toda a boca profere doidices; e nem com tudo isto cessou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.

(IS 10:6) - Enviá-la-ei contra uma nação hipócrita...

 

13. SÃO SEDENTOS POR GLORIA

 (MT 6:2) - Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

 

14. GOSTAM DE MOSTRAR UMA ESPIRITUALIDADE QUE NÃO TEM

 (MT 6:5) - E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

 

15. GOSTAM DE MOSTRAR QUE JEJUAM E SE SACRIFICAM

 (MT 6:16) - E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

 

16. GOSTA DE OLHAR PARA O ERRO DOS OUTROS

 (MT 7:5) - Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

 

17. FALAM UMA COISA E PENSAM OUTRA

 (Mt 15:7,8) Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.

 

18. SÃO DOUTORES NAQUILO QUE NÃO EDIFICA, MAS NADA ENTENDEM DE DEUS

 (MT 16:3) - E, pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis discernir a face do céu, e não conheceis os sinais dos tempos?

 

19. GOSTAM DE EXPERIMENTAR OS OUTROS

 (MT 22:18) - Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas?

 

20. FECHAM O CÉU ÀS PESSOAS COM SUAS TRADIÇÕES INFRUTIFERAS

 (MT 23:13) - Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.

 

21. ENGANAM OS NECESSITADOS E MENOS ESCLARECIDOS

 (MT 23:14) - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo.

 

22. COLOCAM A PERDER OS FIÉIS NA IGREJA

 (MT 23:15) - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.

 

23. NÃO VALORIZAM O QUE DEVE SER VALORIZADO

 (MT 23:23) - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.

 

24. SE PREOCUPAM COM CERIMONIAIS VÃOS E ESQUECEM DO REAL SENTIDO DAS COISAS

 (MT 23:25) - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade.

 

25. IMPECÁVEIS POR FORA, PORÉM PODRES POR DENTRO

 (MT 23:27) - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.

 

26. SÃO MATADORES DE PROFETAS

 (MT 23:29 -34) - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos,

32 Enchei vós, pois, a medida de vossos pais.

33 Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?

34 Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade;

 

27. SEU LUGAR É NO INFERNO

 (MT 24:51) - E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.

 

28. MUITOS NÃO SÃO CONHECIDOS PELOS HOMENS

 (LC 11:44) - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! que sois como as sepulturas que não aparecem, e os homens que sobre elas andam não o sabem.

Autor Pb. Moisés Sampaio de Paula

 

© 2008 Moisés Sampaio